> PQ2PWM | REPETIDORA DE VHF : CONSTRUÇÃO DE ANTENA "L" PARA PX 11 E 10 METROS

terça-feira, 21 de maio de 2013

CONSTRUÇÃO DE ANTENA "L" PARA PX 11 E 10 METROS

Coloco à disposição de todos as medidas de construção para uma antena "L" para PX, que segundo Mestre Amorim (PQ2RA) pode ser utilizada também em 10 metros com ótimos resultados.

Canos de Alumínio com espessura de 1/2 Polegada
Irradiante: 2,69 metros
Refletor: 2,78 metros
Espaço entre irradiante e refletor: + ou - 10 cm
Potências Máxima: até 500 watts
Utilize estas medidas para Irradiante e Refletor pois a R.O.E. já está calibrada.

Eu a construí sob as orientação de PQ2RA via rádio, a quem tenho muito a agradecer. 
Na ponta do lápis vi que gastei incríveis R$ 39,00 (trinta e nove legais) na construção da antena, pois já disponibilizava do cabo RG 58 e cantoneira (retirada de uma cadeira de fibra velha). 
Já fiz vários QSO´s internacionais incluindo aí, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Portugal, Espanha e Itália. Inclusive lugares mais longínquos como Bahia e Acre. (Brincadeira amigos).
 QSO com o Brasil inteiro é rotina com esta antena, então não vou nem comentar as cidades e amigos brasileiros.

Imagem da Cantoneira sendo coberta com Cano PVC para um design mais bonito da antena, além de já servir como isolante para o Irradiante (vivo).

Repare que no cano PVC que sustentará o Refletor (chamado também de Malha ou Negativo),  foi feito um corte para que a braçadeira que sustentará o alumínio faça contato com o terra (cano de sustentação da antena). 

Alumínio do refletor já no local e com a braçadeira tendo contato com o terra da cantoneira.

Irradiante e Refletor já presos na cantoneira. Note os parafusos que prenderão a antena no mastro de sustentação.

Perceba aqui que o Irradiante está isolado do Refletor.

Ligação do cabo coaxial RG 58 ao irradiante e ao refletor. Atenção: a distância entre eles tem de ser de até 10 cm para que não haja faiscamento ao transmitir com alta potência (até 500 w).
 (Dê zoom para ver a ligação com mais detalhes.) Isole todo o sistema para que não entre água da chuva.

A regulagem da R.O.E. é feita pelo comprimento do Irradiante. O que pode ser feito com o uso das braçadeiras. Não comprei um cano completo com 2,69 metros e outro com 2,71 m, pois não caberiam dentro de minha lata de sardinha (digo viatura). 

Aqui uma observação importante: Note que eu comprei canos de alumínio em que as bitolas coubessem uma dentro da outra, mas por uma obra do destino ou sei lá o quê, acho que para testarem minha paciência curta (rsrsrs), o "gente boa" da loja me mandou os canos com uma bitola um pouco mais grossa. Assim um cano não entrava dentro do outro. Por isso optei por colocá-los paralelos com o uso de braçadeiras. O que não afeta em nada o desempenho.
Taí uma antena barata para PX que você pode confeccioná-la com materiais reciclados encontrados em sua estação. 

Faça os cálculos e verá que seus gastos com todo o material não serão altos e a satisfação de construir sua própria antena e ainda ser elogiado pelos amigos feitos nos QSO´s e rodadas por seu Sistema Irradiante Perfeito não tem Mastercard que Pague. 

73/51 de PU2IHF. Hermes - Porto Nacional - Tocantins - Brasil

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão tudo bem com você? aqui pé o PX7H1022 QRA Jardel de Caruaru - PE, parabéns ai pelo seu projeto ok, olha estou querendo fazer uma Antena "L" dessa ai ok, mas me tira uma duvida quanto ficou a impedância dessa antena ficou casadinha os 50 Ohms? pois não quero causar TVI na casa dos vizinhos não ok, você teve algum problema com TVI ai com essa antena irmão? pois bem fica aqui um forte 73 pra você e fico no aguardo de suas informações Macanudo... Há outra coisa a Roe Estacionária que você conseguiu ai foi de quanto? dar certo mesmo aquela vareta do Irradiante? pois na minha vou por ela por dentro do Irradiante sendo uma um pouco mais fina ok irmão, fica ai as minhas duvidas ok, ultima pergunta o projeto ainda é o mesmo ou você fez mais alguma alteração de melhorias do projeto.

    ResponderExcluir
  3. Ola! o Corujão PX7H1022 tem face book?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, poderia me tirar uma duvida, se por acaso eu tiver um tubo de 3/4 de aluminio mudaria alguma coisa na antena? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amigo,pu1jmk. Os tubo de aluminio poeria me falar a medida do primeiro e a do segundo?

    ResponderExcluir
  8. Pois como o amigo não comprou eles n medida pq n caberia na mala do carro,quais foram as medidas?

    ResponderExcluir
  9. Pois como o amigo não comprou eles n medida pq n caberia na mala do carro,quais foram as medidas?